sexta-feira, 8 de março de 2013

Há as mulheres que baixam a cabeça em homenagem justa a quem lutou pelo futuro delas e as mulherzinhas que acham que é este o dia de receber flores e ser levada a jantar fora.

Na segunda metade do século XIX, com a rápida industrialização causada pela Revolução Industrial, muitos trabalhadores sofriam com as péssimas condições de trabalho. As mulheres eram as mais prejudicadas, pois recebiam menos de um terço do salário dos homens e eram obrigadas a cumprir uma jornada de 16 horas diárias. Isto, sem contar o tratamento hostil que recebiam em seus ambientes de trabalho.
Inconformadas, a 8 de março de 1857 um grupo de 129 operárias de uma fábrica de tecidos de Nova York realizou uma grande greve. Além da redução das horas de trabalho para 10 horas por dia, as mulheres lutavam pelo direito à licença-maternidade. A manifestação foi fortemente reprimida pela polícia, que trancou as operárias no interior da fábrica e a incendiou.
Anos depois, em 1910, após várias outras manifestações pela valorização dos direitos da mulher, foi decidido em uma conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca que o dia 8 de março seria o Dia Internacional da Mulher, uma homenagem às heroínas da greve de 1857.


E as mulheres que acham que este dia serve para receber chocolates e serem levadas a jantar: não são Mulheres, são mulherzinhas...Celebrar o Dia Internacional da Mulher só terá singificado quando deixar de haver motivos para ele existir no calendário de efemérides.

12 comentários:

Rita disse...

Quantas e quantas nem sabem o porquê de existir este dia...

Imperatriz Sissi disse...

As comemoraçõezinhas são muito irritantes, ah são.

R. del Piño disse...

Só tenho respeito ao dia, pela efeméride que lhe esteve na base. Mas também não gosto do americanismo à volta do dia, com jantares fora e flores, e pior ainda... strip em discotecas. Mau demais!

S* disse...

Não consigo valorizar o dia, celebrando-o, mas respeito-o exactamente por causa destas recordações.

.: SashaSyl :. disse...

O curioso é a estranheza das pessoas quando, sendo eu mulher, me coloco na mesma posição que aqui é expressa. Espero que um dia esta efeméride deixe de ser celebrada como a conhecemos.

Anónimo disse...

Exactamente,o dia 8 de Março é um dia triste,não só pelo que aconteceu como também muita coisa acerca da mulher devia ser mudada.

Maria disse...

Obrigada pelo texto a lembrar tanta coisa importante...concordo na íntegra!

Maria

MissLilly disse...

sem duvida um excelente texto! eu celebrei o dia da mulher a fotografar o evento da minha empresa do dia da mulher, em que tivemos mulheres dos varios sectores (e homens tb) a falar da importancia do papel da mulher na sociedade.
eu pessoalmente nao celebro, pq se deve celebrar e conquistar a cada dia. e sim, espero por um dia de igualdade de direitos mas reconhecendo as diferencas de cada um.
excelente texto

Anónimo disse...

subscrevo!

Belicious disse...

Muito, muito bem dito ;) mensagem forte, a deste dia.

Carlos Soares disse...

eu desconhecia.embora não seja gajo dado a flores, curiosamente sempre festejei este dia com flores e jantares celebrando duas mulheres maravilhosas (a minha mãe e uma irmã)...agora que deixei de desconhecer, este dia terá ainda mais significado.Obrigado!

Lucy disse...


Subscrevo na íntegra o que sintetizada e claramente defende.