segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Vivi como um fantasma nos últimos anos (o dói dói já passou)

Levantei-me todos os dias e fui trabalhar normalmente e em alguns deles vim para casa mais cedo nos “braços” de amigos que me conduziram o carro depois de desmaiar. Ou de vomitar. Ou de desmaiar e vomitar o emprego. O médico mandava-me meter baixa mas o silencio ensurdecedor que ia ter em casa causava-me tanto pânico que não me pus à prova. Era mais fácil ir trabalhar e saber que se acontecesse alguma coisa estava lá alguém para me acudir. Vivi um ano como um fantasma pálido. Perdi 8 kilos, eu que já era magra. Levantei-me todos os dias e fui trabalhar enquanto chorava de horror e nojo de ver o meu corpo a definhar. Médicos e mais médicos. Perdi o gosto por quase tudo. Deixei a certa altura de gostar de mim mesma. Levantei-me todos os dias para ir trabalhar sabendo que o dia ia acabar comigo deitada no chão do chuveiro a chorar. Custou-me a solidão apesar de muitas vezes estar rodeada de pessoas que sei que se preocupam comigo, que gostam de mim. Mas em mais de 365 noites, muitas delas foram de uma solidão devastadora. Vivi um ano como um fantasma que já nem se via reflectido no espelho. Acordei várias vezes com galos na cabeça esticada no corredor de casa. Sozinha. É assim que vivem os fantasmas, perdidos e sozinhos. Num momento negro, em que senti uma revolta absurda com tudo o que me estava a acontecer, fiz algo que nunca acreditaria fazer se me dissessem que seria pessoa para uma coisa daquelas: em raiva agarrei com as duas mãos os meus cabelos e puxei-os. Arranquei bastantes. Não me doeu. A raiva cobriu a dor. Fiquei morta de vergonha. Fiquei assustada. Esta não sou eu. Esta nunca fui eu.
Percebi no último ano que não conhecemos os nossos limites. Não sabemos onde está a linha que achávamos que nunca íamos ultrapassar. Percebi que não sabemos que rastilho nos pode fazer explodir. Acho que o meu foi o sentir indiferença pelos fantasmas. O mundo não para. A vida de toda a gente continua enquanto o fantasma vai vivendo um dia a dia de repetição. Levantei-me todos os dias para ir trabalhar sabendo que o dia ia acabar comigo esticada no corredor de casa ou a chorar no chão do chuveiro. Amarela, magra, com os olhos encovados, miserável, doente. O mundo começou todos os dias para os outros à minha volta enquanto o meu acabava todas as noites com a certeza que acabaria novamente na noite seguinte.

6 comentários:

sal disse...

Penso muitas vezes nessa linha, que não sei bem o que delimita, porque sei que existe.
Beijinhos ou um abraço, o que lhe souber melhor :)

POC disse...

Olá, bom dia.
Não precisas publicar, era mesmo só para entrar em contacto. Ando afastado dos blogues, não sabia que escrevias noutro espaço. Seja como for, li este texto e com o distanciamento que criei, fiquei a pensar se seria algo mesmo teu, um desabafo. Se sim, espero que esteja tudo a passar e a ficar tranquilo. O título faz crer que sim. Fico feliz se assim for. Força. Todos temos situações difíceis. Parabéns por teres dado a volta.

POC

Pipoca dos Saltos Altos disse...

Sim, era mesmo eu, em género de desabafo. O pior já passou :) tinha saudades de saber de ti!!!!!!!!!!!!!!!! Beijos

Vanita disse...

Bom, não somos muito próximas, mas estou aqui para o que precisares. É muito triste sentirmo-nos tão sozinhos, seja qual for a razão. Mas às vezes nem sabemos que estamos quase acompanhados, está mesmo ali ao lado. Estou aqui para o que for preciso, ok? Beijo enorme :)

Este Blogue precisa de um nome disse...

Oh pá, i'm here :-) primaaaaaaa saudades... já nem sei como «perdi» o teu blogue. mas estou aqui: aqui :-)

Pipoca dos Saltos Altos disse...

Mudem-se para aqui, para me visitarem mais vezes, sim? https://blackcafeandcigarrets.wordpress.com/