sexta-feira, 15 de julho de 2011

Enquanto cá estivermos

Quando íamos a caminho do funeral, disseste-me que "nada está garantido" e que devemos "viver cada dia como se fosse o último", mas, caramba, isso é tão arriscado. Sei lá as parvoíces que faria. E os arrependimentos que isso me traria. Mas sei o que queres dizer, metáforas à parte, eu sei o que queres dizer. E sim, é por saber que não sabemos prazos, que não gosto de viver em banho-maria. Não gosto de viver devagar. Tenho fome de emoções, de gargalhadas, de sussurros que me encham o peito, de memórias, de beijos e de abraços. E de dizer sempre às minhas pessoas o quando gosto delas. Todos os dias. Quero que as minhas pessoas ouçam à despedida, o quanto gosto delas. Todos os dias, enquanto cá estivermos.
E é por isso que a cama me ganha nas horas, eu gosto de viver. De fazer coisas. E é também por isso que não recuso dar a mão, o ombro, o que for preciso, a qualquer hora. Todos os dias enquanto cá estivermos. Quero coleccionar momentos, encher o coração e a memória deles. Todos os dias enquanto cá estivermos. E dançar, rodopiar, sorrir, partilhar momentos. No fim é tudo o que levamos.
Ninguém leva o orgulho de ter sido a pessoa que passou mais horas no escritório, levam o peso da ausência que fizeram sentir. Ninguém leva o rótulo de melhor pai por ter sido demasiado rígido na educação de um filho, leva muitos beijos a menos, leva a expressão de tremor e olhos arregalados de uma criança, que teme a quem ama. 
Vamos viver, não, VIVER enquanto cá estivermos. De peito cheio, de coração quente. Ao som de gargalhadas e de suspiros arrancados do peito. E vamos dizer o quanto gostamos às nossas pessoas, todos os dias, enquanto cá estivermos.
É este o meu único plano, enquanto cá estiver.

19 comentários:

Anita disse...

Sabes o que te digo? Temos planos e projectos de vida iguais!!! :)
Um coração cheio é o melhor que se pode deixar a quem tenha cruzado o nosso caminho :)))

Saltos Altos Vermelhos disse...

Finalmente alguém me entende! Pipoca Linda :D Lá está, temos de nos conhecer pessoalmente, isso está em falta :D

Camila disse...

Concordo contigo, também sou assim como tu, sempre a qerer viver, a querer fazer coisas que me deixem feliz a mim e a quem amo :)

Mystic disse...

"Ninguém leva o orgulho de ter sido a pessoa que passou mais horas no escritório, levam o peso da ausência que fizeram sentir." concordo o mais possível, esta ausência que pode destruir as relações pessoais e familiares. Apesar de abusar nas horas de trabalho, também eu faço questão de o tempo vivido com as pessoas ou momentos que nos são importantes sejam intensos e com 100% de dedicação e com imensas demonstrações desse amor qualquer que ele seja, no amanhã qualquer dos intervenientes pode não estar. Obrigada pelo post.

Anónimo disse...

A mim, parece-me um bom plano.

EU SOU EU disse...

É uma óptima teoria, e talvez a maneira mais correcta de viver... Mas o principal problema dessa teoria é o facto de na maior parte das pessoas não passar de isso mesmo uma teoria...É preciso passar das palavras aos actos..dos pensamentos ao desempenho.. Não sei se já és assim..se vais conseguir ser agora que queres mudar.. Uma coisa é certa é importante teres a consciência que a vida é para ser VIVIDA...não apenas para passar por ela...A vida deve ser feita das pequenas coisas que nos deixam realmente felizes..!!!

Stiletto disse...

é um plano fixe! :-)

S* disse...

Aproveitar tudo o que há para aproveitar... bom plano.

rosaamarela disse...

obg! está mt bom, as não raras vezes o dificil é perceber onde está aquele fiozinho ténue que separa umas coisas das outras.

Daniela disse...

Todos os dias vivemos cingidos pelas normas que a sociedade nos impôs, regras para pensar e agir de determinada forma para sermos um modelo a seguir. Mas, onde ficamos nós? Será que nos reconhecemos quando a nossa vida estiver em vias de terminar?
É por estas razões que o meu lema de vida é ser eu mesma e nunca trair os meus valores e ideiais, vivendo cada dia com a certeza de que dei o meu máximo para ser feliz e retribuir essa felicidade àqueles que me rodeiam e que contribuem para ela :)

Anónimo disse...

Isto é um pensamento e uma vontade comum. Toda a gente quer mas poucos conseguem porque a competição com o vizinho, com o amigo, com o familiar é prioridade e o objectivo de morrer rico é ainda mais comum e quando se dá por isso...é tarde. Se se tiver tempo de dar por isso...

Daniela disse...

acredita que não o é. a maioria das pessoas que eu conheço não quer ser quem é realmente, mas sim ser/aparentar aquilo que os outros querem que ela seja.

Sexo c/ Amor? disse...

Existe um documentário brasileiro com o título: "Nós que aqui estamos, por vós esperamos" (placa no alto do portão de um cemitério).
Então, que esperem bastante!
beijoca

Petra disse...

Isso mesmo Pipoca... Viver em Banho-maria nunca.... Acima de tudo aproveitar a vida que é tão maravilhosa e preciosa... beijo

Sofia disse...

Como eu odeio viver em banho maria! só não sou muito dada a afectos...

L. disse...

Adorei!!! Não conseguiria escrever melhor... Decididamente também não gosto de viver em banho-maria, por mais que me digam que estou com pressa de viver, eu nunca vou achar isso, apenas tenho o meu ritmo, um ritmo mais acelerado!! :)

Rosinha disse...

Adorei

Noites disse...

Gostei muito!!! :)

Ze disse...

epa, que cena tao cliché! planear ou simplesmente pensar em viver a vida como se cada dia fosse o ultimo é no minimo sufocante! O truque esta na espontaneadade! Trabalhar o suficiente para nao nos faltar nada, seja la o que isso for, dormir quando apetece, comer e beber o que se quer e quando se quer, fazer sexo, e amor tambem, quando se proporcionar! Ralhar com os filhos quando é preciso, porque é preciso, e abraça-los na mesma medida! Viver cada dia como fosse o ultimo é impossivel, porque a rotina é uma coisa que se cruza com a vida de qualquer pessoa com responsabilidades perante si e perante terceiros, e que anula só por si este plano de viver "a fundo"! As pessoas que conheço que o tentam fazer, so vivem a 100% ao fim de semana, e isso é igual a zero! Boa sorte para quem quiser tentar!!!