terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Desperdício

Desperdício é o que sobra. Não nos faz falta. Desperdício são as coisas que não precisamos. Desperdício são as tiras de pano atiradas para o canto de uma oficina no fim de um dia de trabalho. Desperdício usamos para limpar as mãos. Desperdício é o tempo em que não fazemos nada. Desperdício é o tempo que nos sobrou. Desperdício é o que sobra.
E quantas vezes já foste desperdiçada? Quantas vezes já te disseram que sobras? Que vens no fim da lista. Que no tempo que sobrou de coisas importantes ainda ficas abaixo de tantos outros desperdícios? Que no fim, contas feitas, o que investes e dás, sobram? Que afinal, foste desperdício desde o início? A atenção, a preocupação e o teu carinho sobram. E quando o teu amor é desperdício? Que fazes?

15 comentários:

S* disse...

E quantas vezes já desperdiçamos a oportunidade de sermos felizes?

Sexy na Cidade disse...

muito forte...
Gosto..

Maria

Unknown disse...

Pior que te dizerem que sobras: fazerem-to sentir, nos dias e na carne.

Fazerem-te sentir que és aquilo que se segue quando todas as coisas forem feitas e cumpridas. Que é teu o tempo que sobra. Só o tempo que sobra.

Que todo o dia-a-dia é inadiável. A casa, os filhos, a mãe. A novela e o futebol e a amiga que está cheia de problemas. "só um momento, amor", sempre "só mais um momento". E esperas. E enches-te de paciência e de bondade. Chamas-lhe tolerância, compreensão - tem outros nomes, "cegueira", "amor", "bondade".

Mas por dentro faz frio, quando murmuras as palavras "fim da lista", quando percebes que tens lugar cativo na sua vida, no seu coração, que na sua atenção és o primeiro, mas a contar do fim.

Desperdício é o que sobra, o que não interessa; é com que limpamos as nódoas da nossa vida, é o que entalamos nas folgas do dia-a-dia. E que quando não faz falta, se deixa ali a um canto. É que ao lixo, pelo menos, alguém tem a decência de o deitar fora.

J. disse...

Amor com amor se paga! :)

Porque sei bem do que se fala aqui!

Sílvia disse...

Concluis que deste de ti a quem não merece. Lavas as mãos do teu próprio desperdicio e tentas não perder a capacidade de dar de ti. Porque virá o dia em que alguém valorizará o que outrora outro desperdiçou.

Pink World Fabuloutin disse...

Aproveitas para sair fora em vez de desperdiçar mais tempo com quem não tem tempo para ti... claro que falar é sempre mais fácil!!! ;)

Alex Fernandes disse...

Muito bem dito. É a realidade. Sempre será assim! Força :)

Janny disse...

aiiii, nesse caso, entro em pânico :S

Unknown disse...

Já passei por isso, mas aprendi com os erros e não dei mais oportunidades para ser desperdício.

Lady Lamp disse...

Choro um bocado, limpo as lágrimas e depois maquilho-me. O queixo erguido e os saltos bem altos. Depois esfrio e vejo que amor nunca é desperdício para quem o dá. Só perde quem não o sabe receber. :*

Pipoca dos Saltos Altos disse...

S*, é um facto.

Sexy na Cidade, obrigada

Menino de sua mãe, o teu comentário dava um post, está melhor que o meu

J, é isso.

Silvia e Pink, é mesmo o melhor caminho a seguir

Pipoca dos Saltos Altos disse...

alexandre, ;)

Tink in Pink, é caso para "panicar", de facto

Clair de Lune, é um exercício para se ir fazendo ao longo da vida, tens razão

Vera, sim, mas custa, certo?

Menina Lamparina, sim nariz arrebitado e saltos altos :)

Ventania disse...

Minha querida Pipoca, este é dos melhores textos que li nos últimos (largos) tempos, incisivo, directo e que diz tanto, com as palavras mais acertadas. Um abraço apertado. *

Sofia disse...

Não sei bem se gosto quando escreves assim mas adoro sempre os textos. Quando o nosso amor sobra dói, mas as sobras de uns são os ganhos de outros... quando alguém nos desperdiça, outra pessoa há-de não saber seguir sem nós, e desperdício seria não termos sido desperdiçados a tempo. beijinho*

Aflito disse...

Há que tempos que andava à procura do nome que define a minha vida!
Obrigado! :|