segunda-feira, 4 de abril de 2011

"Gene Egoísta", pelo Alexandre

O Alexandre não tem um blogue mas aceitou o desafio (não lhe dei outro remédio).
Nunca li nenhum dos livros, mas vou pedir emprestado para ler :)
Bora convencê-lo a ter um blogue? Bora?
(beijos para ti)

"Pensava que um livro nunca iria mudar a minha maneira de ser e os valores com que fui educado. Estava errado. Estes são os dois livros que me mudaram. O primeiro alterou-me a nível pessoal e o segundo mais a um nível profissional.

O primeiro é o “Gene Egoísta” (Selfish Gene) de Richard Dawkins. Dawkins é um neo-Darwinista e fala sobre a teoria evolução como quem conta um romance. Começa com as hipóteses de como surgiram as primeiras formas de vida, e acaba a analisar os comportamentos humanos de um perspectiva evolucionista. A livre vontade não é tão certa como pensamos ser.Este é um livro obrigatório quem gosta de biologia, e para quem não gosta, experimentem ler o primeiro capítulo. A sua leitura abalou várias crenças que tinha desde miúdo, e fez-me encarar os comportamento humanos sobre outra luz.

O outro livo é “A Conquista da Felicidade” (The Conquest of Happiness) de Bertrand Russel. Mais concretamente esta passagem: http://citador.weblog.com.pt/arquivo/255043.html. Este pequeno texto sobre a Indecisão alterou o modo como abordo os desafios da minha vida profissional. “Nada é tão fatigante como a indecisão e nada é tão fútil”. A indecisão não traz nada de útil e apenas faz sentido focarmo-nos na indecisão quando for para a decidir. E “quando uma decisão difícil tem de ser encontrada, [...] uma vez tomada, não deve ser alterada”."

Beijo enorme para a Pipoca, e obrigado pelo convite. Gosto de ti! Boas férias :)

3 comentários:

tilida5ever design disse...

Passou o prazo e eu não dei conta...Fica para a próxima*

Ultima Thule disse...

Esse livro do Richard Dawkins já está um pouco desactualizado (tem mais de 30 anos). Para um livro sobre ciência, e uma área tão dinâmica como a biologia, esse tempo é significativo.
Nem que seja é sempre uma boa leitura. Aconselho mais o último livro do mesmo autor: "The Greatest Show on Earth. The evidence for evolution". É um autor que costuma falar sempre do mesmo tema e cada livro parece ser uma melhor reflexão sobre o assunto com uma boa revisão da evidência que entretanto vai aparecendo.

O segundo livro sem dúvida que é obrigatório para quem gosta de filosofia e de desenvolver o pensamento critico.

Cricri disse...

Ando a ler o the greatest show on earth e já li o The ancestor's tale, a pilgrimage to the dawn of life. Adoro a maneira do Dawkins escrever. Tenho de ler o selfish gene.