Nos trezentos e tal kilómetros que separam Fortaleza de Jericoacoara o trajecto foi feito de jipes pela praia. A escolha foi feita pela beleza das paisagens e pela tentativa do turismo esconder a miséria em que vivem tantos dos seus cidadãos. Numa altura em que tivemos que ir por uma estrada que atravessava a vila de Cruz passamos pelo meio da miséria. Barracas, casas sem portas nem janelas, meninos de rua. Um desses meninos roubou-me o coração.
Estávamos numa bomba de gasolina e ele veio, timidamente, ter comigo. Estava sujo, muito sujo, tinha fome. Agarrou-se a uma perna minha. Baixei-me à altura dele e ele abraçou-me. Agarrou-se ao meu pescoço com tanta força que me custou deixá-lo ali. Dei-lhe dinheiro, mesmo sabendo que não vai adiantar de muito, que provavelmente lho vão tirar. E parti com um nó na garganta por saber que não podia fazer mais nada. E é nestes pequenos momentos em que vemos que somos insignificantes, em que temos a certeza que nos faltam armas para lutar, que não podemos num gesto mudar o mundo. Nunca vou esquecer este menino com olhos castanho mel.
ainda alguém lê blogues?
Há 1 dia
16 comentários:
E ainda assim, mesmo vivendo na miséria, têm sempre um sorriso nos lábios... e queixamo-nos nós dos nossos "problemas"... Que mundo injusto este!
Também eu ficou com um nó na garganta agora. Mas é verdade o que diz a Dorushka: apesar da miséria têm sempre um sorriso nos lábios :)
Kiss kiss
De facto não podemos mudar o mundo..
Mas a verdade é que foste o mundo diferente por um momento ao míudo. E isso também é importante. Para ambos!
Se todos fizessemos um pouco...
Usar criancinhas não vale.
Depois, trolls como eu têm de pensar duas vezes antes de fazer piadas...
Sentimo-nos tão pequenos nessas alturas não é? obrigada pela partilha... bjs
Situações dessas são sempre muito tocantes... até fiquei com as lágrimas nos olhos. (que lamechas!)
kiss
Bonito...acontece-me uma coisa dessas e trago logo o puto atracado para Portugal...
ps - claro que levo mulher!!! Ainda vais a tempo ;)
beijo*
Pois, mas às vezes estes meninos são assim tão inocentes...
E não me parece que este passe fome.
Ai preciosidade!! Menino mais lindo..
Imagino como te deve ter custado separar dele.. e ainda custa mais qdo sabemos que quem ficou para trás certamente não ficará melhor do que está..
Fica uma memoria mt boa e mt doce..e a vontade de ir mais longe na solidariedade e no carinho.
Beijinhos
Agarrou-se a ti mas foi por ser precoce. Deve ter-te visto deitada antes em cima da prancha :P
Livra, o tempo que demorei a ler "Jericoacoara"...!! :P
Correndo o risco de parecer uma besta - que não sou! - meninos de rua são sempre queridinhos para os turistas, caso contrário não levam nada - ou têm de roubar.
Eles são ensiandos a agir assim ou aprendem vendo que é assim que se leva a melhor sobre corações moles
Ele é lindo... quase me fizeste chorar... se fosse eu lá tinha chorado baba e ranho, com toda a certeza... há tanto por fazer :(
Este é o irmão mais novo do David Luiz, não é?
Mas conseguiste mudar uma imagem do mundo desse menino para toda a sua vida. Por um momento, um instante, o menino foi feliz.
Enviar um comentário